sexta-feira, 6 de junho de 2008

Só para não perder o costume...

Ética
Estou cursando na faculdade neste período uma matéria que é chamada de Legislação e Ética em Jornalismo, é uma matéria muito interessante, mas que nem todos na verdade se interessam. O motivo por este desinteresse é que estes profissionais que sairão formados da faculdade não serão éticos, ou porque acham que o que já possiem todo o conhecimento sobre ética?
Bem, eu gosto muito da matéria e acho que é uma das matérias quase que iprescindíveis, não só para o curso de Comunicação Social, mas sim para todas as áreas.
A ética é uma questçao quase que legal, as vezes o que não é ético nem sempre é fora da lei, mas não é porque não existe uma lei para punir algo que esto passa a ser legal. "Nem tudo que é legal é ético", esta frase eu já sabia e a minha professora da faculdade vive a repetindo e é algo muito correto.
Não é porque até o momento não há lei que puna algo errado que este algo errado possa ser feito, sei que as pessoas pensam de forma diferente, mas nem sempre o que eu acho errado pode ser errado para outra pessoa. Mas há coisas que mesmo sendo erradas são feitas e ninguém dá a mínima, porque não existe nada que impessa essas pessoas de agirem se certa maneira ou de fazerem algo.
A ética é algo que deve ser aprendido em casa e complementado nas escolas e assim em todo o ensino das crianças.
Para que nós possamos ter um mundo melhor no futuro, a única maneira - que a meu ver será possível para que isso aconteça - é tendo uma população com um pensamento ético mais desenvolvido do que o de hoje, porque hoje há sim pessoas que pensam com ética, mas estas pessoas, infelizmente são uma minoria sem força.
A ética deve prevalecer, para que dessa forma possamos ter um mundo melhor.

Um comentário:

Unknown disse...

Nina é o seguinte, há o hábito de se confundir ética com moral, são duas vertentes.
A moral é o que as pessoas têm, pertence a parte interna do ser, é pessoal, é o acúmulo de experiências familiares, religiosas, pátrias, já a ética, como você tão bem definiu, sofre a influência da moral, é como o ser convive em sociedade, é uma máscara que tem que ser usada para que possmos conviver (viver com...) outros, ética é o relacionamento humano, é a aceitação das pessoas, infelizmente o homem tende a achar, como você também disse, "não sendo ilegal, eu posso!", só que existe a necessidade de ver se o que não é iliegal, é justo, é bom, é prazeiroso para o outro, para a sociedade, para um melhor vive..
Filha, parabéns você está na profissão certa, você é uma pequena poetisa, amo você...